Charles-François Daubigny foi um dos alunos da Escola de Barbizon e é considerado um importante precursor do Impressionismo.
Daubigny nasce em Paris a 15 de Fevereiro de 1817, no seio duma família de artistas. O seu pai, Edme-François (1789-1843), foi aluno de Bertin e expôs pinturas paisagistas nos Salons de Paris. O seu tio, Pierre, pertencia igualmente ao mundo artístico, tendo trabalhado como miniaturista. Daubigny acaba por seguir desde cedo a via da pintura paisagista.
O artista teve um papel importante na fundamentação dos novos caminhos a explorar na pintura paisagista, tendo ultrapassado algumas barreiras ainda existentes. Deu preferência a temas das escolas e sítios familiares do seu país, mas isso não o impediu de, ainda jovem, realizar a tradicional viagem de iniciação a Itália. Esta viagem foi paga com os lucros que teve quando se encontrava em Versalhes, com dezoito anos, a pintar desenhos em objectos decorativos. Em Itália entusiasma-se com a frescura e o verde dos vales, mais do que pelas formas eruditas.
“Comme c’est beau un port de mer! Tous ces bâtiments de toutes les nations serrés les uns contre les autres!” Daubigny
A sua produção artística vai ser marcada por dois grandes factores: o amor pelo ar livre e o maravilhamento por olhar o mundo à sua volta.
Características da sua obra:
- Espantosamente dinâmica e com soluções variadas
- Demonstra a sua sensibilidade para com a beleza dos rios plácidos, das ravinas selvagens, dos mares silenciosos, dos riachos brumosos, da Primavera nos pomares floridos, dos moinhos no Verão, das vindimas no Outono, das árvores despidas pelo Inverno, dos céus de trovoada, do esplêndido pôr-do-sol, dos apaziguantes crepúsculos, dos misteriosos luares.
- A Natureza é para ele a chave para produzir quadros fortes e bons.
(…) c’est à son souvenir et à sa vue que nous devenons forts et c’est là où nous faisons de bons tableaux.” Daubigny, carta a M. de la Rochenoire, 1874.
- Sol e Luz tem o papel primordial e central nas suas composições.
“C’est beau partout, car on a toujours le même soleil qui fait les beaux tableaux!” Daubigny, Carta a M. Henriet, 1875
O barco-atelier de Daubigny (bateau-atelier) – le Botin -, com o qual terá passado cerca de vinte anos a descer e a subir rios de França, nomeadamente até Pont-de-l’Arche.
Não encontramos Daubigny defronte de locais que evoquem lembranças de leituras ou museus; ou cenários organizados e compostos por mão humana e que não seguem a espontaneidade própria da Natureza. Daubigny prefere a verdade do campo.- É com Daubigny que as pinturas passam a ser executadas directamente “no terreno”. Grande contributo do artista na pintura.
“Le tableau est un effort; l’étude directe en plein air est une joie.” Daubigny
Lever de Lune, Charles-François Daubigny É apontado como precursor do Impressionismo (cores justapostas, a pincelada mais larga e esboçada, efeitos de luz a que atenta, ligação das suas obras a verdadeiras impressões, técnica mais rápida e fervorosa, pinceladas fortes e dinâmicas, paleta ilumina-se para seguir efeitos de luz).
Daubigny morreu em Paris a 19 de Fevereiro de 1878, apenas seis dias antes do seu 61º aniversário.
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